🗃️Controle de caixa
Neste artigo mostraremos com detalhes como funciona a ferramenta de controle de fluxo de caixa, disponível na plataforma CCM.
Last updated
Neste artigo mostraremos com detalhes como funciona a ferramenta de controle de fluxo de caixa, disponível na plataforma CCM.
Last updated
O atalho para a ferramenta de controle de fluxo de caixa pode ser localizado dentro Lançador de Pedidos, ao clicar no menu de opções:
Em seu primeiro acesso, você verá o campo da imagem abaixo, solicitando que você preencha um nome de identificação para este computador que está acessando a ferramenta de controle de caixa. Você pode colocar qualquer nome da sua preferência, como CAIXA, CAIXA 1, CAIXA 2, SERVIDOR.
Depois de preencher o nome, salve.
Em seguida, será solicitado um usuário de acesso.
O usuário de acesso é o mesmo que você utiliza para acessar o CCM Retaguarda ou CCM Extranet, para fazer o gerenciamento do seu aplicativo. Caso precise, você pode cadastrar novos usuários com níveis de acesso na plataforma, que também poderão ser utilizados aqui na ferramenta de controle de caixa. Para visualizar o passo a passo de como cadastrar novos usuários, CLIQUE AQUI.
O login pode ser feito utilizando o nome ou e-mail cadastrado no cadastro de usuários do CCM Retaguarda.
Ao fazer o login, você verá a interface mostrada na imagem abaixo.
A abertura do caixa pode ser feita através do botão "Abrir Caixa", ou através do botão F3 do seu teclado. Será mostrado um campo para que seja preenchido o valor atual do caixa, para seja possível realizar os próximos controles:
Ao fazer a abertura, serão registrados o saldo inicial, data e hora de abertura e o usuário que fez a operação, em seguida o usuário já pode iniciar as movimentações.
As entradas e saídas do caixa podem ser feitas através do botão "Adic. Entrada/Saída", conforme mostrado na imagem abaixo.
Na janela que será aberta, você poderá escolher o tipo de operação que deseja fazer.
Basta selecionar o tipo de operação (entrada ou saída) e preencher o campo de valor. Logo abaixo é possível adicionar uma observação e até mesmo realizar a impressão de um pequeno comprovante da movimentação que está sendo feita. Com os campos preenchidos, basta confirmar. No vídeo abaixo são mostrados alguns exemplos de entrada e saída.
Por padrão, os pedidos entram no registro de movimentações do caixa de forma automática. Para fazer isso, é necessário utilizar o botão "Vincular Pedidos", disponível na interface da ferrameta de controle de caixa.
Ao clicar no botão, será aberta uma nova tela, que listará todos os pedidos que ainda não foram vinculados ao caixa. Você pode utilizar os botões em destaque na imagem abaixo para realizar o vínculo em massa dos pedidos, conforme a descrição de cada botão.
Caso você precise vincular os pedidos de forma individual, basta clicar sobre o pedido e em seguida apertar a tecla "Espaço" do seu teclado. Os pedidos serão marcados com uma tarja verde ao lado direito da grade, e ao clicar no botão "Confirmar" os pedidos serão vinculados ao caixa.
No vídeo abaixo é mostrado o procedimento do vínculo dos pedidos.
A ferramenta de controle de fluxo de caixa também conta com a função de alteração da forma de pagamento dos pedidos vinculados ao caixa. Aqui, você pode modificar a forma de pagamento dos pedidos como preferir, fazendo o rateio do valor do pedido em quantas formas de pagamento forem necessárias.
Para fazer a alteração, clique no botão "Alterar forma pagto." disponível na tela inicial do controle de caixa:
Ao clicar sobre o botão, será aberta uma nova janela, listando as formas de pagamento disponíveis para uso.
Aqui, basta distribuir o valor do pedido entre as formas de pagamento da sua preferência. Lembrando que o valor total distribuído entre as formas de pagamento precisa ser igual ao valor total do pedido.
Na parte inferior da tela são listados os detalhes dos valores, sendo:
Total Pago: O valor total do pedido.
Total Lançado: Soma de todos os valores que já foram distribuídos entre as formas de pagamento. Não pode ser maior que o valor total do pedido.
Restante: Valor que falta para atingir o total do pedido. Após a distribuição dos valores, este campo precisa estar zerado para que seja possível salvar as alterações.
Logo abaixo mostraremos um exemplo de como fazer a alteração das formas de pagamento.
Através desta função, é possível realizar a impressão de um resumo de todos os valores movimentado em todas as formas de pagamento registradas no caixa. Para realizar a impressão clique no botão em destaque na imagem abaixo:
O sistema fará a impressão no modelo mostrado na imagem abaixo:
Por fim, a última etapa agora é realizar o fechamento do caixa. Para fazer isso, clique no botão "Fechar caixa", no canto inferior esquerdo, ou aperte o botão F3 do seu teclado.
Será aberta uma nova janela com somente um campo, onde o operador deve inserir o valor final do computado no caixa
No momento em que o valor for inserido, já será possível realizar o fechamento do caixa.
Mesmo que o valor informado pelo operador esteja incorreto, o caixa será fechado. Toda a conferência do histórico de caixas finalizados poderá ser feita por usuários do tipo "Gestor de Loja" ou superior, conforme veremos no decorrer deste artigo.
No canto superior esquerdo da tela é possível localizar o menu de opções da ferramenta de controle de caixa, que permite que você faça operações como alteração de caixa, consulta do histórico dos controles de caixa anteriores, dentre outras coisas.
Algumas configurações dessa ferramenta só podem ser acessadas com usuários do tipo Gestor de Loja ou superior.
Listaremos logo abaixo as configurações disponíveis dentro do menu "Caixa".
Na opção do histórico, usuários do tipo "Gestor de loja" podem acessar todo o histórico de controles fechados anteriormente, para poder consultar as movimentações e todos os detalhes necessários.
Aqui nesse local é possível exportar os controles de caixa para excel, ou apenas visualizar, clicando no botão "Exibir controle".
Através dessa função, você pode cadastrar novos caixas na plataforma, que podem ser utilizados pelos operadores para alternar entre os caixas. Normalmente é utilizado em situações específicas, onde o operador precisa mudar de computador, por exemplo.
Para cadastrar um novo caixa, basta clicar no botão "Novo", preencher o nome do caixa no campo "Descrição", e em seguida "Salvar". Com isso, o novo caixa ficará disponível para ser utilizado.
O botão "Editar" permite que o nome do caixa seja alterado. Ao clicar no botão, será aberto o mesmo campo da imagem acima para o preenchimento do novo nome. Basta alterar e salvar.
Ao clicar sobre essa função, será aberta uma nova janela para a seleção do caixa que deseja alterar. Basta selecionar e clicar em "Confirma". Os dados do caixa que foi selecionado serão carregados, e o operador poderá dar continuidade com as movimentações.555
Ao acessar as configurações do controle de caixa serão mostradas inicialmente as configurações de impressão, onde é possível gerenciar as impressoras, o padrão de impressão de cada uma elas, quantidade de vias, impressão setorizada, dentre outras coisas.
Para maiores informações sobre as configurações de impressão, entre em contato conosco através do grupo de suporte, ou verifique o manual de configuração de impressões da nossa plataforma:
Na aba "Caixa" serão exibidas configurações específicas para esta ferramenta de controle de caixa.
Por hora, existe uma opção, que é a "Visualizar a impressão do resumo da tela", que basicamente exibe um modelo de como será feita a impressão do resumo do caixa ao clicar no botão "Imprimir resumo" na tela inicial, conforme mostrado nas imagens a seguir:
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!
Telefone: (17) 3600-9682
E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br