Cadastros de tipos e adicionais
Last updated
Last updated
No aplicativo, é possível cadastrar uma variedade de tipos e adicionais, tais como: Bordas recheadas, coberturas para sorvetes e açaís, adicionais, acompanhamentos ou proteínas de uma marmita e muito mais. Dentro desse manual, iremos demonstrar como realizar o cadastro de adicionais.
Para cadastrar um novo produto, clique duas vezes no CCM Retaguarda que está na sua área de trabalho.
Faça o login utilizando seu e-mail e senha acesso, e em seguida clique no menu "Adicionais" como podemos ver na imagem a seguir:
Será aberta a tela mostrada na imagem abaixo:
Clique no botão “Novo” para cadastrar um novo Tipo de Adicional.
O tipo de adicional é basicamente uma categoria (ou grupo) de adicionais, como “Bordas recheadas”, “Acréscimos”, “Coberturas”, “Acompanhamentos”, dentre outras coisas. Dentro de cada uma dessas categorias, deve ser cadastrado os adicionais que pertencem a ela, por exemplo, no caso do tipo de adicional “Bordas recheadas”, cadastraremos dentro dele as opções de bordas recheadas disponíveis.
Para auxiliar no entendimento dos passos seguintes, vamos utilizar o exemplo do cadastro de bordas recheadas.
Ao clicar no botão “Novo”, será aberta uma nova janela com os campos mostrados na imagem a seguir:
1 -> Na opção 1 será colocado o nome do tipo de adicional (categoria de adicionais). Nesse exemplo estamos criando um tipo de adicional para Bordas Recheadas, porém essa opção é possível criar vários tipos de adicionais, no caso tudo que dependa de um produto por exemplo: Um molho para seu lanche, um acompanhamento ou proteína para sua marmita, cobertura para açaís ou sorvetes, entre outros.
2 -> Nessa opção iremos configurar a quantidade mínima e máxima que o cliente deverá selecionar. Aqui, utilizaremos 0 para mínima e 1 para máxima, tendo em vista que o cliente não é obrigado a selecionar nenhuma borda (por isso o mínimo é 0) e pode selecionar no máximo uma opção de borda (máximo 1).
Observação: Essa opção pode ser usada de outras formas também, caso fosse um tipo de massa para pizza que fosse obrigatório selecionar 1, na opção mínimo colocaríamos 1 e no máximo 1).
3 -> Na opção permitir fracionar adicionais podemos usar com as bordas recheadas, um exemplo seria caso o cliente possa escolher mais de uma borda dentro do aplicativo ele pode escolher em qual lado da pizza a borda será selecionada.
Observação: Nessa opção o valor da borda permanece o mesmo independente se o cliente selecionar uma borda apenas para metade da pizza ou para ela toda).
4 -> Nessa opção são configuradas o tipo de integração PDV, isso é útil caso você tenha um sistema de gestão integrado ao CCM, pois nessa opção é como o seu sistema vai ler o adicional que o cliente seleciona no produto dele, no caso temos 4 tipos que vou detalhar abaixo:
Bordas: Tipo de integração PDV específicos para bordas recheadas, já que na parte de estoque elas tem uma configuração diferente no seu estoque do sistema de gestão.
Massas: Tipo de integração PDV específicos para massas, já que na parte de estoque elas tem uma configuração diferente no seu estoque do sistema de gestão.
Inclusões: Essa opção seria usada para qualquer coisa que o cliente for incluir no pedido, por exemplo: adicional de molho, acompanhamento ou proteína em sua marmita, entre outros.
Exclusões: Nesta seção podemos deixar por exemplo os produtos que o cliente não queira em um determinado prato por exemplo: caso esteja cadastrado, cebola, ovo e berinjela, como adicionais de exclusão o cliente pode selecionar para retirá-los do prato, dessa forma o sistema de gestão entenderá o adicional como algo que será retirado.
O próximo passo agora é cadastrar as opções de bordas disponíveis no estabelecimento dentro do novo tipo de adicional de bordas que foi criado no passo anterior. Para fazer isso, clique no botão “Novo” indicado pela seta na imagem abaixo:
Preencha o “Nome do adicional”, que será o nome da borda, “Valor” e clicar no botão “Salvar”.
Repita este procedimento até que todas as opções de bordas recheadas disponíveis estejam cadastradas.
Depois de cadastrar todas as opções de adicionais disponíveis, o próximo passo agora é vincular esses adicionais nos produtos ou grupos de produtos em que eles devem aparecer como opção para o cliente.
Para fazer isso, volte para a tela inicial do CCM Retaguarda e clique no menu “Cadastros -> Cadastro de produtos e grupos”.
Atualmente é possível vincular adicionais tanto no grupo de produtos como em produtos específicos. A principal diferença entre as duas funções é que, vincular um adicional diretamente no grupo de produtos fará com que este adicional fique disponível para todos os produtos contidos dentro do grupo. A seguir mostraremos um exemplo de como vincular adicionais em um grupo de pizzas.
Para vincular o adicional a um grupo de produtos, clique duas vezes no grupo desejado. No caso aqui vamos vincular as opções de borda no grupo “Pizza Média”.
Dentro da tela inicial do cadastro de grupos, vamos clicar na aba “Adicionais do grupo”.
Você verá a tela mostrada na imagem abaixo, que contém todos os adicionais cadastrados no seu CCM Retaguarda. Dê um duplo clique sobre o adicional para realizar o vínculo no grupo de pizzas médias.
Dica: Já na aba adicionais do grupo vamos pesquisar o adicional pode ser pelo nome dele ou pelo no do tipo de adicional como mostrado no print, vamos clicar duas vezes no adicional para vincular.
Quando o adicional estiver verde é porque está vinculado ao grupo e aparecerá em todos os produtos que estiverem dentro dele, caso esteja branco não está vinculado ou se estiver vermelho está inativo e não aparecerá.
Para vincular os adicionais somente em produtos específicos no grupo, na tela inicial do CCM Retaguarda, clique no menu “Cadastros -> Cadastros de produtos e grupos”.
Clique duas vezes no produto desejado para vincular o adicional.
Clique na aba “Adicionais do Produto”.
Realize duas vezes um clique vezes no adicional desejado para vincular.
Assim que o adicional estiver verde, ele estará vinculado e aparecerá dentro do aplicativo. Depois de vincular todos os itens necessários, clique no botão “Salvar”.
Dica: Quando o adicional estiver verde é porque está vinculado ao grupo e aparecerá em todos os produtos que estiverem dentro dele, caso esteja branco não está vinculado ou se estiver vermelho está inativo e não aparecerá para o cliente no aplicativo.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!
Telefone: (17) 3600-9682
E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br