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  • Fluxo
  • Acesso a API (Versão 2)
  • Cabeçalho do pedido
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  • Endereço
  • Item
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  • Parte
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  • Status do pedido
  • Status de acompanhamento
  • Notificações Push
  • Exemplos
  • Ambiente de homologação
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  1. Integrações CCM

Manual de integração do Parceiro

API de integração de Pedidos e status do estabelecimento.

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Last updated 2 days ago

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Objetivos da integração

  • Automatizar o lançamento de pedidos no sistema PDV

  • Permitir a emissão de documentos fiscais pelo sistema PDV

  • Unificar o processo operacional dos estabelecimentos

  • Unificar relatórios


Fluxo


Acesso a API (Versão 2)

Parâmetros de entrada HTTP GET

Nome

Tipo

Descrição

token *

Texto(25)

Token de acesso obrigatório em todas as requisições.

import

Inteiro

Número do pedido que não deverá ser listado novamente (marca o pedido como importado – Efetuar esta chamada quando o sistema conseguiu importar um pedido com sucesso)

getnropedido

Inteiro

Número do pedido a ser listado (utilizar somente se precisar consultar um pedido já marcado como importado)

format

Texto(10)

Formato da saída dos dados “xml” ou “json” Este parâmetro é opcional, pois por padrão qualquer saída será formatada em XML (Descontinuado na versão 1.5 – Por questões de compatibilidade a implementação ainda existe na API, mas não recomendamos a utilização em novos projetos).

Informações Importantes

  • Toda requisição deverá acompanhar o parâmetro token

  • Os parâmetros de entrada são case sensitive

  • O separador decimal de todos os campos monetários é “.” (ponto)


Cabeçalho do pedido

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

nroPedido

Inteiro

Número do pedido no sistema CCM

1

retira

Inteiro

0 = Pedido delivery 1 = Pedido retirada balcão

0

ValorTotal

Moeda

Valor total do pedido incluindo a taxa de entrega

2.50

ValorTaxa

Moeda

Valor da taxa de entrega

1.00

TrocoPara

Moeda

Troco solicitado no pedido

100.00

CodPdvPagamento

Inteiro

Código do tipo de pagamento no sistema PDV. Este campo possuí o valor 0 para tipo de pagamento dinheiro

0

DescricaoPagamento

Texto (80)

Descrição do tipo de pagamento utilizado

DINHEIRO

ObsGeraisPedido

Texto (80)

Observações gerais inclusas na finalização do pedido

Deixar com o porteiro

CodigoFilial

Inteiro

Número da loja no sistema CCM. Este campo só é utilizado em integração múltiplas lojas

1

StatusPedido

Texto(25)

Situação do pedido “Pedido Aceito”, “Pedido Recusado” e “Aguardando”. A integração somente deve capturar os pedidos aceitos pelo Agente CCM Pedidos.

Pedido Aceito

DataHoraPedido

DateTime

Data e hora que o pedido foi lançado no sistema CCM. Formato: YYYY-MMDD HH-MM-SS

2016-04-27 10:43:28

PedidoCPF

Texto(14)

Documento CPF do cliente que fez o pedido (este campo não é obrigatório, portanto pode vir em branco).

11122233300

OrigemPedido

Texto(50)

“ANDROID”, “IPHONE” ou “SITE”. Origem do pedido.

SITE

travaPedido

Inteiro

0 ou 1. Se marcado como 1 o pedido precisa ser revisado na plataforma CCM para maior segurança. Uma boa pratica é implementar uma grande mensagem de aviso no Sistema PDV.

0

travaMotivo

Texto(255)

Motivo da trava, pode ser exibido na mensagem. Nada impede que o pedido seja importado, mas é recomendada a intervenção do operador para revisar o pedido.

Brindes no pedido – Revisão manual do operador do caixa

StatusAcompanhamento

Texto(14)

Status de acompanhamento do pedido. “Despachado”, “Em preparo”, “Saiu para entrega”, “Finalizado”, ou “Recusado”. Esta informação é somente para leitura (exceto Saiu para entrega e Finalizado, ver página sobre mudança de status de acompanhamento). Considere “Saiu para entrega” no pedido retirada como pedido pronta para ser retirado.

Despachado

HorarioRetirada

Texto(100)

Horário para ir buscar o pedido no balcão (caso houver).

Entre 20:00 e 21:00

NumeroMesa

Inteiro

Preenchido nos pedidos que devem ser entregues direto na mesa. Nota: Pedido Mesa também tem o campo "retira" = 1.

1

CreditoUtilizado

Moeda

Saldo de créditos utilizado no pedido. Valor a Cobrar = (Valor Pedido - Credito Utilizado)

0.35

ValorBruto

Moeda

Valor da soma dos itens sem nenhum desconto aplicado. Desconto pode ser obtido através de (ValorTotal - ValorBruto).

1.00

CupomDesconto

Texto(30)

Código do Cupom de desconto utilizado no pedido, ou tag vazia se não houver nenhum cupom.

NATAL10

ValorCupom

Moeda

Valor do Cupom de desconto utilizado no pedido, ou 0.00 se não houver nenhum cupom.

1.00

Debug

Texto

Informações de diagnóstico, para identificar problemas na integração.

Produto apagado 133 - X BACON;

Agendamento

Inteiro

1 para pedido com agendamento e 0 para pedido comum.

1

DataAgendamento

Texto(20)

Data do agendamento.

Ter 24/04

HoraAgendamento

Texto(20)

Hora do agendamento.

09:00

DataHoraAgendamento

DateTime

Data/Hora do agendamento no formato YYYY-MM-DD HH:MM:SS

2022-01-01 13:00:00

PagamentoOnline

Inteiro

1 para pedidos que já foram pagos online, como cartão de crédito ou Pix e 0 para pagamento manual na entrega.

1

PedidoIntegrado

Inteiro

Flag de identificação se o pedido já foi ou não importado para o sistema PDV. Útil para evitar duplicidade de importação.

1

cliente

Cliente

Objeto com os dados do cliente

Não se aplica

endereco

Endereco

Objeto com o endereço utilizado para entrega

Não se aplica

itens

Lista

Lista de itens inclusos no pedido

Não se aplica

Cliente

Todos os pedidos são autenticados, portando os dados do cliente sempre estarão preenchidos.

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

codigo

Inteiro

Código de identificação no sistema CCM

1

nome

Texto(80)

Nome completo do cliente

João da Silva

telefone

Texto(80)

Telefone do cliente

11911111111

email

Texto(80)

E-mail do cliente

nome@provedor.com

FaceCliente

Texto(80)

ID Facebook do cliente (Se disponível). Para baixar a foto do perfil use o link graph.facebook.com/v3.0//picture

4

Endereço

Exceto para pedidos balcão (retira = 1) todos os outros possuem os dados do endereço de entrega.

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

rua

Texto(80)

Rua

Dr Tobias Lima

numero

Texto(80)

Número

1493

complemento

Texto(80)

Complemento

Sala 2

referencia

Texto(80)

Ponto de referência. Este campo é opcional no sistema CCM

Pc Vitória

Bairro

Texto(80)

Nome do bairro

Centro

cidade

Texto(80)

Cidade

São Paulo

estado

Texto(2)

UF com 2 dígitos

SP

cep

Texto(15)

CEP (somente números) se estiver disponível. Note que o CEP pode ser obrigatório a critério da loja.

14701100

Item

Os itens são os produtos do sistema PDV vinculados através do CodPdv.

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

Codigo

Inteiro

Código de registro do item no sistema CCM

1

CodPdv

Inteiro

Código do produto no sistema PDV

1

CodPdvGrupo

Inteiro

Código do grupo no sistema PDV. Este campo é utilizado para controlar tamanho de produtos.

1

Descricao

Texto(80)

Descrição do produto no sistema CCM

COCA COLA 2L

Quantidade

Inteiro

Quantidade

1

ValorUnit

Moeda

Valor unitário praticado

5.00

ObsItem

Texto(80)

Observações incluídas no item ao fazer o pedido.

Não muito gelada

adicionais

Lista Adicional

Lista de adicionais do item

Não se aplica

partes

Lista Parte

Lista de partes quando o item é uma montagem. Este campo não é definido quando o item não é uma montagem. Exemplo, montagem de pizzas ou pratos com mais de um sabor

Não se aplica

Adicional

Os adicionais são produtos no sistema PDV, vinculados através do CodPdv.

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

Codigo

Inteiro

Código de registro do adicional no sistema CCM

1

CodPdv

Inteiro

Código do produto no sistema PDV

50

Descricao

Texto(80)

Descrição do produto no sistema CCM

Bacon em dobro

Quantidade

Inteiro

Quantidade

2

ValorUnit

Moeda

Valor unitário praticado

2.50

Parte

As partes são produtos no sistema PDV, vinculados através do CodPdvItem.

Este nó só é preenchido para itens de montagem, por exemplo Pizza de três sabores, neste caso 3 nós serão criados para especificar a observação e o código PDV dos produtos.

Note que o código PDV do deve ser ignorado nestes casos quando houver ao menos um nó .

XML DE RETORNO

Campo

Tipo

Descrição

Exemplo

CodPdvItem

Inteiro

Código de registro do item no sistema CCM

1

ObsParte

Texto(80)

Observações especificas da parte

Sem Cebola

CodPdvGrupo

Inteiro

Código do grupo no sistema PDV. Este campo é utilizado para controlar tamanho de produtos

50

Manter Loja Aberta (PING)

Note que esta implementação pode ser ignorada caso opte em manter o programa CCM Pedidos visível para o usuário.

Para manter a loja disponível é necessário fazer uma chamada de API a cada 30 segundos a fim de garantir que o estabelecimento está com a conexão de internet funcionando. Veja a seguir as duas formas de trabalhar com a requisição ping.

Para a função PassivePing o campo “primeiraVerificacao” deve ser preenchido como 1 na primeira execução da chamada, isto permite que a plataforma defina se a loja está ou não dentro do horário de funcionamento.

Função

Descrição

passivePing

A loja só fica disponível se estiver dentro do horário de funcionamento configurado no CCM Retaguarda. Todas as regras de horário são respeitadas, inclusive múltiplos turnos.

activePing

A loja sempre fica disponível para pedidos, desta forma o sistema PDV deve controlar quando o aplicativo está ou não disponível.

Chamada

wsccm.php?token=<SEUTOKEN> &funcao=passivePing &codFilial=1&primeiraVerificacao=0

Retorno

{"resultado":"ok","mensagem":"Loja fechada"}
{"resultado":"ok","mensagem":"Loja aberta"}

Status do pedido

Implementar somente se for necessário no escopo do seu projeto.

É possível aceitar ou recusar um pedido através de chamadas de API, note, entretanto, que se utilizar estas funções o programa CCM Pedidos não deve ser usado, ou seja, o sistema PDV fica responsável por capturar todos os pedidos e fazer todo o controle da loja. O campo de mensagem é opcional.

Função

Descrição

aceitarPedido

Aceita o pedido

recusarPedido

Recusa o pedido

Chamada

wsccm.php?token=<SEUTOKEN> &funcao= recusarPedido&pedido=123&msg=Sem-motivo

Retorno

{"resultado":"ok"}

Status de acompanhamento

Implementar somente se for necessário no escopo do seu projeto.

É possível alterar o status de acompanhamento de um pedido através de chamadas da API (não confundir com status do pedido) um pedido pode ter o status de acompanhamento alterado para os valores descritos na tabela abaixo.

Valor

Descrição

5

Saiu para entrega ou Pronto para retirada

6

Pedido entregue ou retirado (finalizado)

Chamada

wsccm_v2.php?token=<SEUTOKEN> &funcao=updateStatus&pedido=332&valor=5

Retorno

A String “OK” é retornada se a operação for executada com sucesso.

Notificações Push

Implementar somente se for necessário no escopo do seu projeto.

Notificações Push são mensagens enviadas ao aplicativo do cliente. Quando um pedido é aceito/recusado ou tem o status de acompanhamento alterado via API, as notificações padrões são ignoradas, sendo assim fica o sistema PDV responsável por efetuar as chamadas de API com o conteúdo das notificações.

Função “pushCliente” – Envia notificações para um único cliente.

Campo

Descrição

codCliente *

Código do cliente na plataforma CCM, este pode ser encontrado no cabeçalho do pedido.

titulo *

Título da notificação com no máximo 60 caracteres.

msgPush *

Mensagem a ser enviada, com limite de 255 caracteres.

Função “pushGlobal” – Envia notificações para todos os clientes, usada para fins promocionais.

Campo

Descrição

titulo *

Título da notificação com no máximo 60 caracteres.

msgPush *

Mensagem a ser enviada, com limite de 255 caracteres.

Chamada

wsccm_v2.php?token=<SEUTOKEN>&funcao=pushCliente&msgPush=Notificacao&titulo=123&cod
Cliente=20

Retorno

{"message_id":8660041029282593726}

Exemplos

Listagem de todos os pedidos.

http://api.ccmpedidoonline.com.br/wsccm_v2.php?token=?

Listagem de um único pedido.

http://api.ccmpedidoonline.com.br/wsccm_v2.php?token=?&getnropedido=?

Pedido já importado pelo sistema PDV

http://api.ccmpedidoonline.com.br/wsccm_v2.php?token=?&import=?

XML Listagem de um pedido

<pedidos>
    <pedido>
        <nroPedido>2</nroPedido>
        <retira>0</retira>
        <ValorTotal>62.40</ValorTotal>
        <ValorTaxa>5.00</ValorTaxa>
        <TrocoPara>100.00</TrocoPara>
        <CodPdvPagamento>0</CodPdvPagamento>
        <DescricaoPagamento>Dinheiro</DescricaoPagamento>
        <ObsGeraisPedido/>
        <CodigoFilial>6</CodigoFilial>
        <cliente>
            <codigo>1411</codigo>
            <nome>asas as as</nome>
            <telefone>516516151</telefone>
            <email>sasa@assas.com</email>
        </cliente>
        <endereco>
            <rua>rua um</rua>
            <numero>221</numero>
            <complemento/>
            <referencia>casa branca</referencia>
            <bairro>Centro</bairro>
            <cidade>Rio de Janeiro</cidade>
            <estado>RJ</estado>
        </endereco>
        <itens>
            <item>
                <parte>
                    <CodPdvItem>28</CodPdvItem>
                    <ObsParte>Obs no 1 item</ObsParte>
                    <CodPdvGrupo>15</CodPdvGrupo>
                </parte>
                <parte>
                    <CodPdvItem>51</CodPdvItem>
                    <ObsParte/>
                    <CodPdvGrupo>15</CodPdvGrupo>
                </parte>
                <Codigo>3</Codigo>
                <CodPdv/>
                <CodPdvGrupo/>
                <Descricao>BACON / BANANA</Descricao>
                <Quantidade>1</Quantidade>
                <ValorUnit>30.40</ValorUnit>
                <ObsItem/>
                <adicionais>
                    <adicional>
                        <Codigo>120</Codigo>
                        <CodPdv/>
                        <Descricao>Cream cheese</Descricao>
                        <Quantidade>1</Quantidade>
                        <ValorUnit>10.00</ValorUnit>
                    </adicional>
                    <adicional>
                        <Codigo>119</Codigo>
                        <CodPdv/>
                        <Descricao>Chester</Descricao>
                        <Quantidade>1</Quantidade>
                        <ValorUnit>9.00</ValorUnit>
                    </adicional>
                    <adicional>
                        <Codigo>118</Codigo>
                        <CodPdv/>
                        <Descricao>Cheddar</Descricao>
                        <Quantidade>1</Quantidade>
                        <ValorUnit>8.00</ValorUnit>
                    </adicional>
                </adicionais>
            </item>
        </itens>
    </pedido>

Ambiente de homologação

O aplicativo Pizzaria Ramalho deve ser utilizado para testes de integração.

Notificar problemas ao CCM Pedidos

Implementar somente se for necessário no escopo do seu projeto.

Em algumas situações adversas o sistema PDV não poderá importar um pedido feito na plataforma CCM, para estes casos deve ser enviada uma notificação com detalhes do problema, desta forma além de preparar o pedido a tempo para o cliente, o erro poderá ser solucionado definitivamente no sistema retaguarda da CCM ou no sistema PDV. Toda notificação de problema será acatada pelo programa CCM Pedidos, que deve alertar o operador do caixa e solicitar a inclusão manual do pedido no sistema PDV.

Parâmetros de entrada

Campo

Descrição

token

Token de acesso

nPedido

Número do pedido no sistema CCM

error

1

reason

Detalhes do problema em texto

Respostas

Excepcionalmente neste caso a resposta sempre será no formato JSON.

{"Status": "OK","nPedido": 1}

{"Status": "Error"}

Exemplo de requisição

wsccm.php?token=...&error=1&nPedido=...&reason=Sem Cod.PDV Produto COCA COLA 2L

Dúvidas frequentes

Existe um limite de requisições?

Sim, segue abaixo a tabela de Rate limiting.

Pooling de Pedidos: 3 Requisições por minuto

Obter dados do pedido (getnropedido): 10 Requisições por minuto

Notificações Push: 20 Requisições por minuto

Abertura da loja: 3 Requisições por minuto

Ficou com alguma dúvida?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou por e-mail!

  • Telefone/Whatsapp: (17)99197-0540

  • E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br

Endereço:

Token de acesso: A4S5E8C7G7X8F9D5C2S4D5W7Q8C1D4587 Link Google Play: Link Apple Store:

📚
https://api.ccmpedidoonline.com.br/wsccm_v2.php
https://bit.ly/AppPizzariaRamalho
https://bit.ly/AppPizzariaRamalhoIos
Fluxo de integração