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  1. Guias e tutoriais

Campanhas do Whatsapp

Crie campanhas no WhatsApp utilizando um disparador em massa e acompanhe os resultados.

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Last updated 3 days ago

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Antes de utilizar essa ferramenta, certifique-se que o número que será utilizado no envio das campanha não é um número novo. Números muito recentes no WhatsApp possuem grandes chances de serem banidos pela empresa Meta.

A ferramenta Campanhas WhatsApp é uma solução eficaz para restaurantes que desejam se comunicar com seus clientes de maneira rápida e eficiente. Com essa ferramenta, é possível enviar mensagens personalizadas em massa para todos os contatos do seu restaurante no WhatsApp, permitindo uma comunicação direta e eficaz com os seus clientes.

Ao usar a ferramenta Campanhas Whatsapp, você pode enviar mensagens de texto, e imagens para promover ofertas especiais, novos pratos no menu, eventos e outras informações relevantes. Além disso, a ferramenta também permite que você segmente sua lista de contatos com base em diferentes critérios, como Clientes com potencial de compra no dia, clientes fazendo aniversário, ou uma lista personalizada no Excel.

Com a Campanhas Whatsapp, você pode alcançar seus clientes de maneira muito mais eficiente do que com outras formas de publicidade, como panfletos ou anúncios em jornais locais. Afinal, todo mundo usa o Whatsapp hoje em dia, então essa é uma maneira certeira de garantir que sua mensagem chegue diretamente à caixa de entrada do seu cliente.

Com sua interface simples e fácil de usar, a ferramenta Campanhas Whatsapp permite que você configure e envie suas mensagens em poucos minutos. Então, se você quer manter seus clientes atualizados sobre o que está acontecendo em seu restaurante, considere usar a Campanhas Whatsapp para melhorar sua comunicação e aumentar o engajamento do cliente.


Como acessar?

Para acessar a função de para envio das Campanhas do Whatsapp, entre no CCM Retaguarda -> menu Divulgação.

Em seguida, clique na opção Campanhas no Whatsapp.

Será aberto a tela de campanhas já criadas e enviadas.

Para criar uma nova campanha clique em "Nova Campanha".


Criando um campanha

Após clicar no botão Nova Campanha, será carregado o WhatsApp, desta forma equanto o WhatsApp carrega e sinconiza as mensagens você terá tempo o para pensa como deseja realizar a sua campanha.

Enquando o WhatsApp carrega é possível selecionar alguns filtros prontos que funcionam apartir da base de clientes que você tem cadastros no seu aplicativo. São eles:

  • Clientes com potencial de compra hoje (dia da semana): Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aqueles que tem um grande potencial de realizar pedidos do dia.

  • Clientes que não compram no período: Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aqueles que não compram dentro do periodo digitado.

  • Clientes que mais compraram no período: Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aqueles que mais compraram dentro do periodo que for digitado.

  • Cliente fazendo aniversário: Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aquele que fazem aniverios no Dia ou no Mês que você esta criando a campanha.

  • Clientes que costumam pagar em cartão: Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aqueles que que costumam realizar pagamento dos pedido em cartões.

  • Cliente que ultizaram cupom de desconto no periodo: Este filtro selecionará dentro da base de clientes somente aqueles que utilizaram cupons de desconto que você criou dentro do sistema.

Porém, caso você já tenha uma lista de clientes que contenha o número de WhatsApp de cada um, você pode fazer a importação desses números utilizando a função, importar os números de um arquivo Excel (XLSX)", disponível na lista de filtros.

Ao selecionar a opção da lista 'Importar números de um arquivo Excel (XLSX)', a tela abaixo será aberta. Em seguida, clique na opção 'Localizar' para selecionar o arquivo Excel em seu computador.

O arquivo deve estar no formato XLSX, e o programa Microsoft Excel precisa estar instalado no computador.

Para a importação dos números, basta que uma das seguintes colunas exista na planilha: telefone, WhatsApp ou celular.

A importação será realizada independentemente do número de colunas, desde que a coluna com o número do contato esteja presente.

Após selecionar o filtro ou o arquivo Excel, é possível visualizar a quantidade de contatos atingidos no campo Clientes Selecionados.

Através do botão "Ver clientes", você pode visualizar os clientes que receberão a campanha e também uma função para excluir números da lista que foi importada, como mostrado nas imagens a seguir:

Após selecionar o filtro ou o arquivo Excel, o próximo passo é criar a mensagem da sua campanha.

Como podemos ver no vídeo acima, após digitar a mensagem no campo 'Digite sua mensagem para o WhatsApp', uma mensagem será gerada automaticamente no campo 'Digite sua mensagem para SMS sem usar emojis'.

A mensagem escrita nesse campo é baseada na que será enviada pelo WhatsApp aos clientes e utiliza o ChatGPT para ser gerada automaticamente. Porém, caso não queira utilizá-la, você pode apagar a mensagem gerada e escrever a que desejar, respeitando o limite de 100 caracteres sem emojis.

OBS: A tag '<link>' deve permanecer na campanha caso você queira ter acesso às métricas de clientes e pedidos feitos. A função dela é criar um link específico para essa campanha, e que vai redirecionar o cliente para o seu aplicativo.

OBS: Caso queira visualizar como sua campanha chegará para o cliente, você pode utilizar o botão "Testar" antes do envio. Na janela que será aberta, selecione como gostaria de enviar o teste (Somente WhatsApp, Somente SMS ou WhatsApp + SMS), em seguida digite o numero que receberá a mensagem de teste da campanha.

OBS: Caso realize o teste de envio de SMS, o valor será descontado do saldo adicionado.

Com o seu WhatsApp carregado, filtro selecionado e mensagem pronta, você já pode dar início no envio da campanha, clicando no botão "Enviar".

Após clicar sobre o botão "Enviar", será exibida esta tela abaixo para escolha da modalidade de envio:

Nesta tela, você poderá escolher se deseja enviar a campanha apenas pelo WhatsApp, via SMS, ou ambos.

Você também poderá visualizar a quantidade de saldo disponível para realizar o envio via SMS. Caso precise adicionar mais saldo, clique em 'Inserir Saldo' para abrir uma tela de pagamento e adicionar mais crédito para o envio via SMS.

Após finalizar a campanha, será exibida uma mensagem de sucesso. Com a campanha concluída, agora é possível visualizar o valor gasto no envio via SMS e também o lucro gerado pela campanha.

O lucro obtido é calculado como: valor em vendas - custo do SMS.

Siga sempre as recomendações de segurança para que seu numero não seja penalizado pela empresa META.


Dúvidas frequentes

Quanto custa essa ferramenta?

Esta ferramenta é gratuita para todos clientes CCM.

Posso perder o número ou ser penalizado pelo uso da ferramenta?

Infelizmente sim, apesar do risco ser baixo se usada moderadamente e com prudência.

Como fazer o envio com menos riscos?
  • Não enviar para mais de 1000 contato por dia.

  • Marcar a opção "Aguardar mais tempo entre uma mensagem e outra."

  • Não enviar conteudo apelativo ou suspeito.

  • Enviar apenas para clientes que você já conhece ou que já compraram no seu estabelecimento alguma vez.

  • Enviar preferencialmente conteúdos interativos, onde o cliente precisa enviar uma resposta.

Para quantos números posso mandar por vez?

Até 1.000 contatos por campanha. Se precisar enviar mais faça uma nova, mas lembre-se de seguir as recomendações de segurança para não correr riscos.

Posso reaproveitar uma campanha já enviada?

Sim, acessando o CCM Retaguarda, Principal, Divulgaçao e Marketing, Campanhas no Whatsapp, selecione a campanha já enviada e clique no botão "Criar uma igual a Selecionada".

Posso remover um contato que não deseja receber as campanhas?

Sim, é possível remover temporariamente na própria criação da campanha, basta clicar no botão Ver clientes e remove-lo da lista.

Também é possível remove-lo permanentemente através do cadastro do cliente, basta acessar o CCM Retaguarda -> Menu Principal -> Clientes, pontos de fidelidade e créditos e marcar a opção Não receber mensagens promocionais pelo Whatsapp.

Ainda está com Dúvidas?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!

  • Telefone: (17) 3600-9682

  • E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br

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Modelo de Arquivo excel - Campanhas Whatsapp
Botão "Ver Clientes"
Função para remover clientes da lista.
Exemplo de mensagem enviada no WhatsApp
Exemplo de mensagem enviada no SMS