📞Lançador de pedidos
Neste artigo mostraremos com detalhes como funciona o lançador de pedidos, que é uma das ferramentas disponíveis no módulo "Sistema PDV".
Last updated
Neste artigo mostraremos com detalhes como funciona o lançador de pedidos, que é uma das ferramentas disponíveis no módulo "Sistema PDV".
Last updated
O lançador de pedidos tem como função principal permitir o lançamento manual de pedidos na plataforma CCM. Através dele, você pode fazer o lançamento manual de pedidos de delivery, retirada, mesas, e também cartões (autoatendimento).
O lançador de pedidos pode ser acessado através do botão "Lançar pedido", disponível no CCM Pedidos.
De maneira geral, o passo a passo para o lançamento de um pedido é basicamente o mesmo em todas as modalidades (delivery, retirada, mesa e cartão).
O primeiro passo é escolher a modalidade do pedido. Neste exemplo, faremos um pedido de delivery. Depois de clicar no botão "Delivery", logo abaixo ficarão disponíveis os campos de "cliente" e "endereço", para que seja selecionado o cadastro do cliente que fará o pedido.
Você pode realizar a busca pelo cadastro do cliente apenas digitando o nome ou o celular dele dentro do espaço em branco. Caso seja localizado e o cliente já possua um endereço cadastrado, os campos já serão preenchidos de forma automática e você já poderá prosseguir com o pedido.
O botão "+", disponível logo à frente do campo do cliente pode ser utilizado para criar um novo cadastro caso ele ainda não possua um, onde as únicas informações obrigatórias são nome e um número de telefone. O mesmo vale para o botão "+" logo a frente do campo de endereço, que permite que seja cadastrado um endereço para o cliente selecionado.
O botão "CPF na nota" permite que você insira o CPF ou CNPJ do cliente no pedido, para que essa informação fique salva para ser posteriormente utilizada para emissão de notas fiscais.
O botão "Chamar no whatsapp" abre uma aba no seu navegador e tenta iniciar uma conversa no WhatsApp com o número do cliente. Vale lembrar que o número precisa ser válido, e o WhatsApp precisa estar logado em seu navegador para que seja possível iniciar a conversa.
Com todos os campos preenchidos, você já pode iniciar o pedido, clicando no botão "Iniciar pedido", ou apertando a tecla "F9" do seu teclado.
Ao iniciar o lançamento, o espaço do lado direito que antes estava em branco, será preenchido com a tela do seu cardápio, e a partir daqui, o procedimento para finalizar o mesmo do app/site de pedidos.
No vídeo abaixo é possível visualizar todo o passo a passo para o lançamento de um pedido, e como o mesmo chega no CCM Pedidos:
O lançador de pedidos também permite que os pedidos sejam finalizados sem forma de pagamento (fiado), para que o pagamento seja feito em outro momento. Nessa modalidade, o sistema registra no cadastro do cliente uma conta a receber, que pode ser gerenciada posteriormente através da ferramenta de contas a receber, que nós temos disponível na plataforma.
No vídeo abaixo é mostrado um exemplo de lançamento de pedido fiado através do lançador de pedidos:
E na imagem abaixo, a conta que foi registrada no cadastro. Na ferramenta de controle de contas a receber você possui acesso para gerenciar as pendencias dos clientes, fazer as baixas de recebimento, cobrança via SMS, dentre outras funcionalidades.
Você pode visualizar todos os detalhes de como funciona a ferramenta de contas a receber no link abaixo:
Ao clicar sobre a modalidade "Mesa" do lançador de pedidos, você verá uma interface diferente, listando o número de mesas que você possui ativas, juntamente com os detalhes de cada mesa (mesa, controle, permanência, total consumido, total em serviços, descontos e total pago), que podem ser consultadas em cada mesa de forma individual.
Para lançar pedidos, basta selecionar o número da mesa do lado direito da tela, e clicar em "Iniciar pedido", ou clique na tecla F9 do seu teclado. O video abaixo mostra como realizar o pedido:
Você pode fazer o lançamento dos pedidos em cada uma das mesas sempre que necessário, para no final, poder realizar o fechamento completo de tudo que foi consumido e movimentado em cada mesa.
Pedidos feitos em outras modalidades de mesa disponíveis na plataforma (lançamento via garçom e pedidos feitos pelo próprio cliente nas mesas), também ficam centralizados nessa ferramenta de controle de mesas do lançador de pedidos.
Ao clicar no botão "Detalhes da mesa", é possível consultar todo o consumo feito pelo cliente, bem como realizar o fechamento das mesas, exclusão de itens pedidos, inclusão de novos itens, adição do valor de couvert, taxa do garçom, lançamento de pagamentos recebidos, dentre outras coisas.
Nesse pequeno vídeo abaixo é mostrado um demonstrativo das funções citadas acima.
Dentro do controle de mesas tambem é possivel Pedir a Conta, esta função normalmente é utilizadas em caso onde os cliente não irão realizar mias nenhum pedido e só estão aguardando todos terminarem sua comida, um situação simples que nesse caso esta função pode auxiliar:
Para Pedir a conta da Mesa, selecione a mesa que realizou o pedido e clique sobre "Pedir a Conta".
O lançador de pedidos também conta com alguns funções importantes como juntar mesas, mudar pedidos de mesa, estornar finalizações de mesa, que certamente você irá precisar. Logo abaixo vamos descrever como funciona cada uma delas.
Esta ferramenta permite que você faça a migração de todo o consumo de uma mesa para outra, independente se a mesa de destino está vazia ou não. Com isso, você pode fazer a junção de mesas (caso clientes conhecidos queiram juntar suas mesas, por exemplo), ou somente fazer a mudança do consumo de uma mesa para outra qualquer.
Ao clicar na função acima, será aberta uma nova tela, para que você selecione a mesa de origem e a mesa de destino.
Aqui, basta selecionar a mesa de origem (que terá todo o seu consumo para a mesa de destino), e a mesa de destino (que receberá toda a movimentação da mesa de origem).
Ainda nesta tela, você consegue visualizar o resultado da migração, com o valor total consumido, descontos e total pago de ambas as mesas.
Essa função permite que você faça a reabertura de uma mesa que foi fechada recentemente. Para acessar essa função, clique na opção "Estornar finalização de mesa":
Será aberta uma nova janela, que listará todas as mesas que foram finalizadas nos últimos 60 minutos.
Neste local, basta selecionar a mesa que deseja estornar e clicar em confirmar. A mesa será reaberta com o mesmo consumo que ela tinha no momento em que foi fechada, e ficará com o status de "Ocupado" no lançador de pedidos.
Basicamente, através dessa função você pode digitar uma mensagem para ser impressa em uma das impressoras configuradas. Essa ferramenta normalmente é utilizada para comunicação entre setores do estabelecimento.
Basta selecionar a impressora, digitar a mensagem no espaço em branco, e clicar em "Enviar".
O lançador de pedidos possui algumas configurações próprias com algumas preferências e funções que você pode utilizar no dia a dia. O menu pode ser localizado na parte inferior da interface do Lançador, como mostrado na imagem abaixo:
Ao acessar as configurações, serão mostradas inicialmente as configurações de impressão, onde é possível gerenciar as impressoras, o padrão de impressão de cada uma elas, quantidade de vias, impressão setorizada, dentre outras coisas.
Para maiores informações sobre as configurações de impressão, entre em contato conosco através do grupo de suporte, ou verifique o manual de configuração de impressões da nossa plataforma:
Ainda no menu de configurações do lançador de pedidos, temos também a aba de configurações específicas para o controle das mesas, que possui as configurações abaixo:
1 - Visualizar impressão do resumo na tela: Com esta configuração ativada, ao clicar no botão "Imprimir resumo da mesa", será mostrado um preview do resumo que será impresso, antes do sistema realizara impressão de fato.
2 - Marcar o campo "Serviço do garçom" ao abrir a tela de finalização de mesa: Com essa opção ativa, na tela de finalização de mesa o campo de serviço de garçom por padrão sempre ficará ativo, para que a taxa sempre seja incluído no valor total da mesa.
3 - Marcar o campo "Serviço de couvert" ao abrir a tela de finalização de mesa: Semelhante a opção acima, essa configuração quando ativada sempre incluirá o serviço de couvert no valor total da mesa. Lembrando que, caso cliente peça mais unidades do couvert, você precisa acrescentar manualmente na mesa.
4 - Marcar o campo "Emitir NF" ao abrir a tela de finalização da mesa: Com essa configuração ativa, o campo de emissão da nota fiscal sempre ficará ativo na tela de finalização da mesa, para que a nota seja emitida quando a mesa de fato for finalizada.
5 - Percentual do Garçom: Neste campo deve ser preenchido a porcentagem da taxa do garçom, que será aplicado no valor total da mesa caso a opção esteja marcada na tela de finalização da mesa.
6 - Valor do Couvert: Neste campo deve ser preenchido o valor da unidade do couvert. Este valor será adicionado na mesa do cliente caso a opção na tela de finalização seja marcada.
7 - Não tocar som para pedidos "Mesa": Com essa opção marcada, qualquer tipo de pedido da modalidade mesa não emitirá sinal sonoro quando chegar no CCM Pedidos.
O lançador de pedidos também conta com um atalho direto para a ferramenta, que permite sejam feitos os controles de entradas e saídas do caixa, vínculo de pedidos recebidos no dia, alteração de formas de pagamento dos pedidos (somente no caixa), dentre outras funções.
Para visulizar todos os detalhes da ferramenta de controle de fluxo de caixa, CLIQUE AQUI.
Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!
Telefone: (17) 3600-9682
E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br