Cielo

Neste tutorial mostraremos com detalhes como funciona o pagamento online através da Cielo e como habilitar.

Pagamento online Cielo

A CCM Pedido Online é homologada com a solução de pagamento online Cielo ecommerce API 3.0. Para solicitar o credenciamento você pode ligar na Cielo e dizer que deseja habilitar o pagamento online em seu aplicativo, utilizando a API 3.0 Checkout.

Depois do credenciamento, a Cielo vai te enviar por e-mail as informações que precisamos para habilitar o pagamento online no aplicativo, são elas:

Merchant ID Cielo; Merchant Key Cielo;

Caso a Cielo não envie por e-mail qualquer uma dessas informações citadas acima, será necessário entrar em contato novamente para solicitar.

OBS: Não é necessário ou obrigatório utilizar as maquininhas de cartão da Cielo para poder habilitar a função de pagamento online.

Como habilitar o pagamento online no aplicativo?

Como os dados enviados Cielo (Merchant ID Cielo e Merchant Key Cielo) em mãos, o próximo passo é habilitar o pagamento online através do CCM Retaguarda -> Principal -> Configurações -> Pagamento Online.

Nesta tela que vai se abrir, marque a opção "Habilitar pagamento online no aplicativo". Logo abaixo você verá algumas opções de prevenção de fraude que você pode utilizar para evitar problemas relacionados a fraudes. São elas:

  • Impedir pagamento online no primeiro pedido do cliente: Ao ativar esta opção, seu cliente não conseguirá utilizar o pagamento online caso seja o primeiro pedido que ele está fazendo através do aplicativo.

  • Impedir pagamento online caso o valor do pedido estiver desproporcional ao ticket médio da loja: Com esta opção ativa, o aplicativo não permitirá que o seu cliente utilize o pagamento online como forma de pagamento em pedidos que possuem o valor muito acima do ticket médio do seu estabelecimento.

Em seguida, será necessário preencher os campos abaixo:

  • Descrição da fatura: Neste campo deve ser inserida uma pequena descrição. Normalmente orientamos que seja inserido o nome do estabelecimento.

  • Merchant ID Cielo: Neste campo deve ser inserido o Merchant ID que foi enviado pela Cielo em seu e-mail. Recomendamos que você copie o código e cole neste campo para evitar erros de digitação.

  • Merchant Key Cielo: Neste campo deve ser inserido o Merchant Key que foi enviado pela Cielo em seu e-mail. Também recomendamos que você copie o código e cole neste campo para evitar erros de digitação.

Em seguida, basta marcar as bandeiras de cartão que serão aceitas no pagamento online. Note que aqui é possível marcar todas as bandeiras disponíveis na tela de configuração, entretanto seu estabelecimento precisa do credenciamento da Cielo para utilização, certifique-se de marcar somente as bandeiras que fizeram parte da negociação.

Com todas os campos corretamente preenchidos, basta clicar no botão "Salvar".

Como funciona o pagamento online?

Após realizar o procedimento acima, o pagamento online já estará disponível em seu aplicativo para que seu cliente. Na tela de formas de pagamento, ao clicar na opção "Pagamento Online no App", e ao clicar sobre ela será possível inserir os dados do cartão de crédito para finalizar o pagamento.

Se a transação for aprovada, o cliente será redirecionado para a tela status de pagamento, onde o fluxo seguirá normalmente. No programa CCM Pedidos a forma de pagamento é descrita como “Cliente já pagou por cartão”. Você nunca receberá pedidos quando a transação não for aprovada.

Após realizar um pedido, o cartão utilizado pelo cliente ficará salvo para que seja possível utiliza-lo nos próximos pedidos e, caso necessário, o cliente também poderá cadastrar outros cartões para realizar o pagamento.

Perguntas frequentes

Qual o custo para utilizar o pagamento online no aplicativo CCM?

A CCM não cobra nenhum valor adicional para utilização do pagamento online, entretanto a Cielo pode ofertar condições diferentes dependendo de fatores mercadológicos e estratégicos, como região, volume de vendas...

Quanto tempo demora a implementação do pagamento online?

Normalmente de 15 a 30 dias, esse tempo pode variar de acordo com a negociação com seu estabelecimento.

A CCM Pedido online faz intermediação dos pagamentos?

Não, a CCM apenas oferece a ferramenta para utilização do pagamento online, portanto, não tem acesso as suas transações, seu estabelecimento tem vínculo direto com a plataforma da Cielo.

Tenho mais de uma loja, preciso de uma credencial para cada uma?

Sim ou não, você pode negociar isso no credenciamento, de qualquer forma fica a cargo da Cielo a divisão/organização desses dados.

Tenho um painel para gerenciar minhas vendas?

Sim, a Cielo disponibiliza um painel completo para gerenciamento das vendas, é possível antecipar o recebimento, efetuar cancelamentos entre outras coisas.

Link de acesso -> https://minhaconta.cielo.com.br/wps/portal/est2/login

Posso testar o modo de homologação?

Não, esse modo é feito exclusivamente para testes durante o desenvolvimento da ferramenta.

Tive um problema com um pedido e agora, posso cancelar?

Sim, o estorno do valor do pedido pode ser feito através do CCM Retaguarda -> Principal -> Pagamento online / cancelamentos. Neste local você verá todas as transações feitas através do pagamento online, juntamente com a opção de estornar o valor para o cliente.

Dúvidas?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!

Last updated

Was this helpful?