⚙️Scripts

Veja como usar o integrações via tag script.

Como funciona?

Com a configuração de Scripts personalizados é possível rastrear as conversões e trabalhar com Remarketing nas principais plataformas de anúncios como Facebook Ads e Google Ads, além disso Scripts permitem que desenvolvedores ampliem as funcionalidades já disponíveis na plataforma de delivery.

Atenção! Para configurar Scripts é necessário treinamento técnico especializado, você pode obter auxílio com uma agência de Marketing ou com gestores de tráfego.

A CCM Pedido Online não efetua esse tipo de configuração dentro dos sistemas Facebook Ads e Google Ads.

Quer algo mais simples, e sem configurações adicionais?

Está precisando medir a efetividade de uma campanha que você fez com um Digital influencer da sua região? então use a ferramenta Cadastro de Influencers, disponível no CCM Retaguarda -> Menu Principal -> Divulgação e Marketing -> Influencers, com ela você poderá quantificar o número de cliques e de vendas concluídas através de Links personalizados.

Eventos disponíveis

A plataforma CCM pode disparar eventos nas seguintes etapas de um pedido:

  • Página inicial

  • Visualização do cardápio

  • Visualização do carrinho de compras ou Inserção de um novo item (Add to Cart)

  • Forma de pagamento (Tela de Checkout)

  • Pedido finalizado (Purchase/Conversão concluída) Evento disparado somente quando o pedido é aceito pelo estabelecimento.

  • Aba Meus pedidos

  • Tela de cadastro

  • Novo endereço cadastrado

  • Tela de Login

Variáveis

É possível usar as seguintes variáveis em alguns eventos.

  • [totPedido] Valor total do pedido no momento ou final se estiver na finalização. "." como separador decimal. 0.00 se não aplicável no evento.

  • [sFilial] Texto com a descrição da filial, ou "" se não aplicável no evento.

  • [codPedido] Código do pedido na plataforma CCM, ou 0 se não aplicável no evento.

Todas possuem o Colchetes [].

Instalação dos Scripts

Para fazer a instalação de novos scripts seu usuário precisa ter privilégios de Gestor de Rede para o app em modo franquia, ou Gestor de Loja para o app em loja única.

Tome muito cuidado! O mau uso desta funcionalidade poderá bloquear o carregamento das telas do app, não recomendamos que efetue este procedimento em horários de pico. Nunca copie códigos de terceiros (não confiáveis) estes podem redirecionar seus clientes para sites maliciosos.

A CCM Pedido Online não se responsabiliza pelo mau uso desta funcionalidade.

Atenção! Os eventos serão disparados em todas as filiais disponíveis no app, para filtrar a mensuração utilize a variável [sFilial] se aplicável ao seu caso.

Não é possível configurar os códigos <noscript> na plataforma CCM, mas não se preocupe! Estes códigos não são úteis para medir os usuários reais, e sim robôs.

Acesse o sistema CCM Retaguarda -> aba Principal -> menu Configurações -> Scripts -> Novo.

Exemplos de uso

Os exemplos a seguir são válidos, e você pode utiliza-los, basta substituir os campos que contém o valor XYZ.

Os códigos serão inseridos no lugar mais alto possível de cada página, e nunca estarão dentro de um bloco <div>.

Google Tag Manager

<!-- Google Tag Manager -->
<script>(function(w,d,s,l,i){w[l]=w[l]||[];w[l].push({'gtm.start':
new Date().getTime(),event:'gtm.js'});var f=d.getElementsByTagName(s)[0],
j=d.createElement(s),dl=l!='dataLayer'?'&l='+l:'';j.async=true;j.src=
'https://www.googletagmanager.com/gtm.js?id='+i+dl;f.parentNode.insertBefore(j,f);
})(window,document,'script','dataLayer','GTM-XYZ');</script>
<!-- End Google Tag Manager -->

Facebook Pixel - Instalação padrão

<!-- Facebook Pixel Code -->
<script>
  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
  fbq('init', 'XYZ');
  fbq('track', 'PageView');
</script>
<!-- End Facebook Pixel Code -->

Facebook Pixel - Pedido finalizado com valor total

<script>
  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
	fbq('init', 'XYZ');
	fbq('track', 'Purchase',{
	currency: 'BRL',
	value: [totPedido],
	});
</script>

Facebook Pixel AddToCart

<script>
  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
	fbq('init', 'XYZ');
	fbq('track', 'AddToCart');
</script>

Facebook Pixel InitiateCheckout (Iniciou o processo de pagamento)

<script>
  !function(f,b,e,v,n,t,s)
  {if(f.fbq)return;n=f.fbq=function(){n.callMethod?
  n.callMethod.apply(n,arguments):n.queue.push(arguments)};
  if(!f._fbq)f._fbq=n;n.push=n;n.loaded=!0;n.version='2.0';
  n.queue=[];t=b.createElement(e);t.async=!0;
  t.src=v;s=b.getElementsByTagName(e)[0];
  s.parentNode.insertBefore(t,s)}(window, document,'script',
  'https://connect.facebook.net/en_US/fbevents.js');
	fbq('init', 'XYZ');
	fbq('track', 'InitiateCheckout');
</script>

Facebook Pixel com evento de conversão personalizada usando variáveis

Neste exemplo o Pixel já está pré-instalado via Google Tag Manager.

<script>
window.onload = function(e){ 
fbq('trackCustom', 'PurchaseCustom', {value: [totPedido], currency: 'BRL', filial: '[sFilial]'});
}
</script>

Verificação de domínio no Facebook

Após o lançamento do iOS 14 o Facebook exigiu a verificação do domínio próprio para o funcionamento da mensuração de eventos agregados. Pular esta configuração pode limitar a rastreabilidade das campanhas em dispositivos iOS. Para entender melhor tudo isso, acesse este informativo da Meta Facebook sobre o caso. A nova política da Apple tornou o processo de configuração mais complexo e moroso, mas não impediu completamente a mensuração dos eventos.

Se você já possuí um domínio próprio e precisa fazer esta configuração, entre em contato com a equipe de atendimento da CCM Pedido Online para agendar o procedimento, você irá precisar de uma conta gratuita do serviço CloudFlare para redirecionar o trafego até os servidores da CCM. O método de verificação utilizado será através de um arquivo HTML de verificação.

Se seu domínio já está sendo usado para hospedar um site institucional ou e-mail corporativo então será necessário conversar com seu desenvolvedor sobre essas mudanças, para que a plataforma de pedidos fique direcionada para um subdomínio especifico, por exemplo: app.minhapizzaria.com.br.

Em casos selecionados recomendamos que um novo domínio seja utilizado somente para a plataforma de delivery, por exemplo: minhapizzariaapp.com.br. Usando um novo domínio evita-se qualquer incompatibilidade com sites antigos e servidores de e-mail já configurados anteriormente.

Dúvidas frequentes

Como sei se o Facebook Pixel está funcionando?

Use a extensão Facebook Pixel Helper do Chrome.

É possível receber os itens do pedido do evento Purchase?

Infelizmente não, neste momento a plataforma CCM não exporta os itens do pedido para uma variável personalizada.

Qual o ID do botão Finalizar Pedido?

Na URL formapagto existe o botão btnFecharPedido que poderá ser usado para criar um evento de conversão personalizado.

Qual o ID da Label valor do pedido?

Na URL formapagto existe a label lblValorPedidoFormatado que poderá ser usada para obter o valor total do pedido formatado em reais (R$).

A plataforma suporta server-side events do Facebook Pixel?

No momento não.

Dúvidas?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato agora mesmo pelo nosso numero abaixo ou pelo grupo de suporte no WhatsApp!

  • Telefone: (17) 3600-9682

  • E-mail: suporte@ccmpedidoonline.com.br

Last updated